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CHO – CHIEF HAPPINESS OFFICER

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CHO – CHIEF HAPPINESS OFFICER

CHO – Chief Hapiness Officer e Salário Emocional

Você sabe o que é?

Você sabe o que ele faz?

Ele é o responsável pela Felicidade na empresa. Felicidade na empresa? E por que isso é importante? Existe hoje um cargo para isso? Ele é um animador de equipes? Por que o mercado está falando tanto de Felicidade? E o que cada um de nós, na prática profissional, em nossa carreira, precisa realmente se importar com isso?

Este profissional tem o objetivo de desenvolver resultados satisfatórios dentro da empresa em qualquer setor, em qualquer esfera, enaltecendo as soft skills e hard skills de forma efetiva no cenário competitivo, volátil, incerto, complexo e ambíguo em que nos encontramos. Ele engaja a liderança, mede através de dados quantitativos e qualitativos o cenário da Felicidade e pertencimento dos funcionários de uma organização e seus impactos gerais na análise e valuation do negócio. Planeja e implementa novas ações que tornem as pessoas mais felizes produzindo mais e entendo o sentimento de pertencimento.

Vale lembrar que a Felicidade no trabalho é um tema contemporâneo e com muitas esferas e necessidades de aplicação e estudo, sendo desenvolvida inclusive como disciplina eletiva e concorrida em universidades internacionais como Harvard, Ohio, Stanford e o ITA no Brasil. O mercado entende que pessoas felizes produzem mais e prosperam mais na efetividade e sustentabilidade de um negócio.

A Felicidade também depende de nossas relações interpessoais e de nossos resultados individuais. Entender o que faz um profissional se sentir feliz é um desafio do CHO, porém sabemos que a base das necessidades humanas como estudou Maslow, nos ajuda a compreender o que motiva é estimula as pessoas em um ambiente corporativo.

Muitos estudiosos tentam desvendar o segredo da Felicidade, pesquisar isso fará parte das tarefas do CHO, o que podemos fazer no mundo corporativo é entender, investir, desenvolver, e preparar as pessoas para o alcance de seus propósitos de vida e carreira.

Quais as vantagens de ser um CHO?

Funcionários felizes produzem mais, são mais criativos, tem um menor turnover, menor absenteísmo. Além disso, são mais leais, divulgam a empresa, vestem a camisa e suam a camisa, tem melhores relações e, assim, geram melhores resultados financeiros objetivo de toda a corporação.

É hoje uma função estratégica nas empresas, fazendo com estas, entendam que ser estratégico é buscar a realização e Felicidade dos talentos da empresa.

Como um CHO você tem uma visão macro da empresa, dos processos, das relações internas e externas, das mudanças, dos resultados e se torna chave na concepção e execução de projetos. Um bom exemplo desse profissional está nas empresas em Wall Street, que tem momentos pesados no dia a dia das negociações, quem representa muito bem essa função na ficção em um cenário desafiador, é a psiquiatra Wendy Rhoades, interpretada por Maggie Siff, na série Billions, vale a pena conferir.

O que realmente faz os funcionários felizes?

O novo termo tem sido inserido e discutido no mundo corporativo, o chamado salário emocional. Esta modalidade de remuneração está ligada a todo o contexto e benefícios entregues aos funcionários de uma organização e que não tem ligação nenhuma direta com o valor financeiro e sim com os valores não tangíveis, como o ambiente de trabalho e a disposição de comunicação entre o operacional, o tático e o estratégico.

Questões como qualidade de vida e valorização das emoções, não estão entre aqueles benefícios propostos por lei e são vantagens que extrapolam a realidade de boa parte das empresas e estão presentes em organizações que tem um olhar estratégico em direção à uma nova realidade de mercado.

As startups e grandes empresas que possuem uma visão diferenciada do capital humano já caminham para esta estratégia chamada salário emocional entregando muito além de suas obrigações legais. Embora seja um termo novo e pouco difundido ele tem tudo a ver como que chamamos de Felicidade pois traz um bem-estar psicológico, qualidade na saúde, como os índices e parâmetros do Gross National Hapiness (GNH) índice medido hoje de felicidade nas empresas. Este que é um indicador de Felicidade organizacional, mede o uso e o equilíbrio da gestão do tempo, flexibilidade, educação com recapacitação contínua constante minimizando os impactos negativos do clima e trazendo uma cultura organizacional engajada e transparente.

Estas ações ampliam o nível de governança e ainda evidencia a melhoria no conceito e análise do funcionário com relação à realização pessoal e profissional, reconhecimento, qualidade do trabalho, responsabilidades e desenvolvimento estratégico.

A questão final… Você está pronto para ser um CHO?

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