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Liderança Estratégica

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Liderança Estratégica

O QUE É LIDERANÇA ESTRATÉGICA

O que faz um líder com visão estratégica?

Esta é a principal pergunta que temos em mente quando contratamos um profissional ou quando promovemos um profissional a um cargo de liderança, ou até quando assumimos essa posição em uma corporação, seja do 1º, 2º ou 3º setor.

Fato é: todos os profissionais que estão dentro de um processo de liderança devem compreender que um líder estratégico gera resultados, se não for assim, estamos à margem da visão corporativa de sucesso.

A definição de liderança a meu ver é a arte de influenciar positivamente as pessoas gerando o máximo de participação com o mínimo de objeção e resultados baseados em efetividade, é servir de forma clara, objetiva e segura, fortalecendo e desenvolvimento times de sucesso.

Existem vários perfis de liderança e estilos diferentes, na prática, precisamos sempre levar em consideração o clima organizacional, a definição e perpetuação da cultura, o estímulo das pessoas, a inteligência emocional, a definição e o monitoramento de metas, e todos os resultados almejados, ou seja, o propósito. Isso está claro para você? Como tem se preparado para isso? Tem clareza sobre dados quantitativos e qualitativos? Possui a capacidade de gerir uma equipe que seja participativa e produza como um time sistêmico?

É preciso nesse mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) buscar o impacto desta liderança nas estratégias onde excelência é muito mais do que um estilo, do que um perfil, é ter consciência do que você sabe e o que aplica e desenvolve com o que você sabe, é literalmente ação.

A liderança hoje de forma estratégica está voltada para um perfil de visão articulado, expandindo a visão multidisciplinar e entendendo que o líder trabalha para a equipe e a equipe gera resultados para a organização. O Servir se tornou uma obrigação na conduta da inteligência emocional, no trato com a equipe e a análise crítica de resultados alcançados ou não. Hoje contratamos pelo curriculum e demitidos pelo comportamento. Não adianta mais ser a referência técnica quando se migra ou se assume um cargo de Liderança.

O ambiente de negócios está em constante mudança e um líder deve estar pronto para ser proativo e preventivo, deixando de lado algumas características comuns como ser reativo e paliativo, é fundamental entregar junto ao seu time os melhores resultados de lucratividade, perenidade e sustentabilidade.

Nas discussões em sala de aula e em reuniões estratégicas, analisei cerca de duzentos líderes, onde levantamos como chave no alcance desses resultados, alguns comportamentos (soft skills) chave: comportamento positivo, capacidade de treinamento intensivo, mentoria primando-se pelo exemplo, confiança em si mesmo, confiança no time, desencadeando um processo de delegação e empowerment forte onde a transferência de responsabilidade seja parte de um desenvolvimento contínuo, incentivar as pessoas a assumir riscos e monitorá-los gerenciando em etapas claras todos os processos, reskilling (recapacitação constante), visão e aprendizado tecnológico, resiliência, prototipagem e Co criação, Adaptabilidade e construção de processos abertos a atualizações de mercado. Fortalecer a comunicação de forma aberta é essencial trazendo a cultura da troca como alicerce de sucesso e entendimento das potencialidades de cada um oferecendo um feedback sobre comportamento e resultados e não sobre personalidades apenas.

Grandes líderes descobrem o que é universal, descobrem que seu trabalho é conduzir pessoas em direção à um futuro melhor e eles só são capazes de obter sucesso quando colocam de lado o ego, as diferenças de sexo, idade, etnia, nacionalidade, política, religião e personalidade, celebrando em cada um o talento específico que este profissional possui.

Líderes estratégicos só terão sucesso se forem capazes de identificar esses talentos, observando as fraquezas e potencializando as qualidades e virtudes enaltecendo as pessoas e mostrando a cada um deles os seus pontos Fortes os seus gatilhos de estímulo e o estilo de aprendizagem de cada um. É assim que formamos visões estratégicas de sucesso.

Grandes gestores não tentam mudar o estilo de uma pessoa, sabem que as pessoas são diferentes no modo de pensar, em como constroem relacionamentos, na maneira de colaborar, na capacidade de absorção de informações na forma de lidar com mudanças e sendo assim não adianta querer uma receita pronta, é preciso criar, aprender, desaprender para aprender novamente. Estes aprendizados não estão em livros, não estão em sala de aula, só aprendemos nos erros na vivência, nos acertos, nas conquistas e na experiência de sermos líderes estratégicos com perfil de eterno aprendiz.

A estratégia, onde está? No planejamento claro, na atuação dos pontos acima tratados na concepção de que Liderança não é um cargo, é uma competência é uma soft skill, é acima de tudo um forte aliado na condução da sua vida, do seu negócio, sua carreira.

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