Blog

Missão, Propósito e o filme Soul da Pixar/Disney+

Blog

Missão, Propósito e o filme Soul da Pixar/Disney+

Neste final de ano de 2020 a Pixar /Disney+ lançou mais uma grande estreia que merecia estar no cinema. O filme é sensacional, ele vai conquistar todos vocês, preparem a pipoca e os lenços, é um dos melhores filmes que eu já assisti da Pixar e assim como a linha de DivertidaMente (outra incrível animação) é um filme para adultos, (com o primeiro protagonista negro do estúdio) com reflexões profundas e uma linha tênue com o que vivemos neste ano por exemplo… Ele conta uma história linda, profunda e delicada sobre o sentido da vida. A narrativa conta a história do músico Joe Gardner (dublado por Jamie Foxx no áudio original), um professor de música que sonha em deixar sua marca no jazz e consegue uma oportunidade de ouro, mas perde a chance de sua vida —literalmente— ao sofrer um acidente…. – Ele vai desta para uma melhor, isso mesmo… e sim, o filme faz a gente lidar com o assunto morte. Uma maneira sensacional e incrível de lidar com temas sensíveis em tempos de perdas, doenças, mudanças. Uma análise sobre o que de fato vale e como avaliamos a nossa vida.

Embora eu tenha mencionado que é um filme para adultos, podem deixar as crianças na sala, elas também vão se divertir com esse filme, mas já vou indicando que eles querem o público adulto.

A estória de Joe é interessante, ele perde o corpo e vira uma alma (semi fantasmagórica), mas consegue escapar do “além”. O problema é que ele vai parar no plano espiritual em que as novas almas são formadas para virem à Terra; e lá, Joe conhece 22 (Tina Fey), uma alma que não quer descer para Terra e aí vem todo o processo e o enredo do filme.

São dois contrastes que vale a nossa análise, o sossego do “céu” e o contraste emocional e visual de uma megalópole como Nova Iorque, aí começamos a perceber o quão importante são os detalhes da nossa existência nas pequenas coisas. Trabalhar o humor inteligente diz ou faz a gente entrar em uma discussão sensacional com uma trama muito madura e que desperta em nós essa visão sobre missão e propósito de vida. Quantas vezes você já se pegou pensando nisso?

Todos os dias escuto e leio pessoas falando sobre propósito, virou um jargão, modinha, desafio… será?

Na minha análise através do filme e da minha experiência profissional, as pessoas não estão focadas no propósito, e sim na questão de qual é o seu propósito. Digo, que antes de pensarmos em propósito, temos que pensar no porquê, na causa, têm que entender a sua missão, o que está dentro, o que é a vida para você, o que representa a sua capacidade de acordar de manhã e sair da cama, o que te faz ter sentido, você vive ou sobrevive? Soul é um filme sobre a vida e o que fazemos para viver a essência da nossa existência, pessoal, profissional, moral, social. Atualmente eu escuto muito sobre o que é o processo de vida e objetivos, tanto que montei um núcleo de Felicidade e Propósito para mentorear pessoas em busca de seu autoconhecimento e suas respostas, só que a grande questão não é embasada nisso e sim se está fazendo as perguntas certas, se sabe o que vai em sua alma, em sua jornada.

Se você entendeu bem, a questão é a seguinte, a sua missão, o seu propósito é o que te realiza, o que te preenche, o que te faz estrear de manhã, ou durante o seu dia, é sobre a energia a energia que te impulsiona, então a tua missão, não tem que estar escrita ela tem que ser natural ela tem a ver com a sua essência, é sobre respirar o ar que adentra seus pulmões quando você precisa dele, é sobre olhar os pequenos detalhes, saber o que vale para você, seja o sabor de uma comida gostosa, seja o cheiro do perfume de uma flor, seja o sentir do vento no seu rosto, seja aquela água gelada de uma cachoeira ou do mar, seja aquele banho relaxante depois de um dia super estressante, são nesses detalhes que a gente se encontra, que percebemos o olhar de quem a gente gosta, do abraço acolhido de quem a gente precisa ter por perto e no desfrutar da nossa própria companhia, que deve ser a mais importante escolha sobre propósito.

São os objetivos, aquelas metas que a gente quer encarar ao longo da vida e que muitas vezes a gente quer colocar tantas realizações, porém o que te preenche de fato?

Eu respeito todos os processos que buscamos para nosso crescimento e evolução, e afirmo a importância de todos eles, só, que não adianta fazer vários processos de coaching, de terapia, constelações, e um monte de ações que tente preencher teu dia e tua vida atualmente se você não sabe o porquê disso. A sua causa.

O maior desafio, como no filme, é fazer a tua vida mais leve ou simplesmente com o objetivo de ir vivendo e buscando…. Mas buscando o que? O que você quer? Será que é de fato o que preenche? O que te satisfaz? Você vive ou apenas tem a ilusão do que você almeja? A tal verdade, a meu ver, é aprendizado diário, está em entender que a essência das nossas relações, como missão, propósito e tudo aquilo que a gente encara nesta existência está ligado muito mais sobre a forma com que a gente se dedica àquilo que nos preenche do que realmente com o que realizamos.

Concluindo, quando você acorda qual a primeira coisa que vem atualmente a sua mente? O que que você tem feito da tua missão, do teu propósito? Onde você quer chegar? Por que quer chegar? E a questão fundamental: pense muito mais na sua jornada do que no destino, ninguém escala o Everest só para chegar no topo, é para viver a tua jornada.

Penso que a tua vida é o teu Everest, então faça a tua jornada valer a pena para que, quando você chegar no cume você sinta prazer, satisfação e entenda sempre que vai valer a pena porque o prazer está nas pequenas coisas e no que você delas, não é sobre as experiências vividas, mas o que fiz e aprendi com cada uma delas. Ative seu modo On.

Leave your thought here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *